Sobre

O site Antropofagias é parte integrante da pesquisa de doutorado intitulada Semiofagias canibais. O ponto de vista da alteridade a partir de uma abordagem semiósica multinaturalista da cultura, sob orientação da Prof ª Drª Nísia Martins do Rosário, vinculada ao grupo de pesquisa Corporalidades e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS.

A pesquisa

A investigação se inspira no pensamento indígena perspectivista com o propósito de produzir aproximações e tensionamentos entre a Semiótica da Cultura, a Antropofagia e o Multinaturalismo. O projeto, certo sentido ambicioso, delimita marcos gerais de investigação, cujos desdobramentos e implicações serão desenvolvidos ao longo dos próximos anos, seja em pesquisas independentes ou institucionais.

Portanto, a abordagem semiósica-multinaturalista da cultura, que denominamos Semiofagias canibais, defendida como tese de doutorado em maio de 2021, é apenas o princípio de um longo projeto de pesquisa acadêmica cuja primeira etapa foi concluída, mas que deve se desdobrar em diversos aprofundamentos necessários a uma temática que exige imenso repertório teórico e anos de aprofundamento e leituras. Trata-se de um projeto de longo prazo.


Rico Machado


rico_machado-autor

Doutor em Cultura e Significação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Jornalista de formação, é mestre em Comunicação, na Linha de Pesquisa Audiovisualidades das Mídias na Unisinos onde também realizou Especialização em Filosofia. É editor do site Antropofagias e jornalista no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.


Redes Sociais