Sobre

O site Antropofagias é parte integrante da pesquisa de doutorado Semiofagias Tropicais. Antropofagia, Multinaturalismo e Semiótica da Cultura, sob orientação da Prof ª Drª Nísia Martins do Rosário, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS.


A pesquisa

O projeto de pesquisa e tese em construção se inspira nas formas de pensamento ameríndio com o propósito de produzir aproximações e tensionamentos entre os campos da Comunicação, da Literatura, da Antropologia e da Semiótica da Cultura. Neste contexto, a investigação articula discussões a partir da antropofagia com Oswald de Andrade (1978), do multinaturalismo com Viveiros de Castro (2002, 2014) e da semiosfera com Iuri Lotman (1996, 1998, 2000). Uma série de outros autores são convocados para o debate em torno dos debates que perpassam a temática.

O problema de pesquisa que tem orientado o trabalho de pesquisa é o seguinte: Numa perspectiva antropofágica, como modelizar processos de semiose em semiosfera ameríndia? Diante de tal problematização, o objetivo geral volta-se à investigação dos processos semióticos, comunicacionais e culturais das semiosferas ameríndias a partir de uma perspectiva antropofágica.

A preocupação central desta versão do texto é apresentar um quadro geral da pesquisa, trazendo elementos seminais sobre cada um dos eixos articulados e projetando a continuidade do estudo. Ao final, pretende-se fazer aproximações consistentes entre a Semiótica da Cultura e a Antropofagia, a fim de formular minimamente uma metáfora conceitual formulada nos termos de uma Semiofagia Tropical.


O pesquisador


rico_machado-autor

Rico Machado é doutorando em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, na Linha de Pesquisa Cultura e Significação. Jornalista de formação, é mestre em Comunicação pela Unisinos, onde também realizou a especialização em Filosofia. Sua pesquisa de doutorado, em curso, investiga a possibilidade de uma semiótica ameríndia de viés antropofágico. Profissionalmente é jornalista e editor da Revista IHU On-Line, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, onde também coordena eventos de extensão universitária.


Redes Sociais